DICIONÁRIO DE INGLÊS
  • São mais de 33 mil verbertes;
  • Inglês / Português;
  • Português / Inglês;
  • Permite adicionar novas palavras;
  • Link para diversos dicionários.
Clique aqui para baixar!
 
   
Voltar à página principal... Saiba com é o nosso curso.Perfil dos nossos alunos Entre em contato com nossa equipe Artigos e Notícias publicados pela mídia em geral Faça sua matrícula agora

Chegamos aos
3.950 alunos

Saiba mais >>

 
Esqueci a Senha
Convide um amigo para conhecer nosso site.
Você pode ganhar uma mensalidade GRÁTIS!
 
  Você
Nome:
E-mail
   
  Seu Amigo
Nome:
E-mail:
 
 
 
Voltar
Normas gramaticais
Um bom conhecimento gramatical pode nos ajudar a decifrar muitos enigmas. Você viu em Conhecendo as palavras e seus usos como esse conteúdo pôde encurtar o nosso acesso ao sentido da palavra "plays" num trecho da biografia de Shakespeare, quando discutimos a importância de aprendermos a usar corretamente o dicionário inglês-português, português-inglês.

No entanto, muita gente termina o ensino fundamental sem ter entendido qual é a função da gramática no estudo de uma língua e em que sentido os conteúdos gramaticais podem nos ajudar a escrever e a falar melhor. Para isso, é fundamental observar como a gramática aparece nos textos.

To be, was, been
Quando iniciamos um curso de inglês, geralmente, nos deparamos com a abordagem de alguns conteúdos. Não importa se há um método usado para ensinar, nem de que método se trata. De qualquer modo, os pronomes, os adjetivos possessivos, os verbo ser e estar, no presente e no passado fazem parte das primeiras lições de quase todos os cursos de inglês, bem como as datas e outros elementos marcadores de tempo.

No entanto, como já dissemos, muitas pessoas são expostas a esses conteúdos ao longo de toda a sua vida escolar e não sabem utilizá-los para aprimorar seus textos, principalmente o escrito. Vamos pôr em foco alguns desses temas gramaticais a partir da leitura de uma biografia de Shakespeare:

William Shakespeare was born in 1564 in Stratford-upon-Avon. Shakespeare was an English dramatist and poet, he was considered the greatest of all playwrights. He was the son of a glove maker and leather craftsman. Shakespeare attended the local grammar school.

In 1582, Shakespeare got married with Anne Heathaway. Shakespeare and Anne Heathaway had a daughter. In 1584, Shakespeare and Heathaway had twins. In 1592, Shakespeare already appeared in London as an actor and playwright with a growing reputation.

William Shakespeare died in 1616. He had retired to Stratford in 1613.

Evitando as repetições
Observe que os nomes de Shakespeare e de sua mulher aparecem diversas vezes no texto. Os mesmos poderiam ser substituídos por pronomes em alguns momentos. Outro aspecto que merece comentário é o uso excessivo de datas como única alternativa para marcar o tempo. Podem-se usar outros advérbios ou locuções adverbiais de tempo no lugar das datas. Pode-se, também, omitir o sujeito e até o verbo quando sua omissão não compromete o entendimento do texto.

Veja, agora, como o texto ganharia em beleza, coesão e coerência se escrito assim:
William Shakespeare was born in 1564 in Stratford-upon-Avon. English dramatist and poet, he was considered the greatest of all playwrights. He was the son of a glove maker and leather craftsman, and attended the local grammar school.

When he was 18, Shakespeare got married with Anne Heathaway and they had a daughter. After two years, they had twins. In 1592, he already appeared in London as an actor and playwright with a growing reputation.

In 1613, William Shakespeare retired to Stratford where he died three years later.

Para compreender a função da gramática no texto, é fundamental conhecermos o gênero textual e suas características. Nos bons textos biográficos, o uso de pronomes e de outros recursos para evitar a repetição do nome do biografado e a variedade de marcadores temporais é muito recorrente.

Para você pensar Agora que você já refletiu sobre o tema, que tal escrever, em inglês, uma breve biografia do seu pai ou da sua mãe, usando a biografia de Shakespeare que mencionamos como exemplo?
Fonte:

Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Celina Bruniera é mestre em Sociologia da Educação pela USP e assessora educacional para a área de linguagem.
05/01/2012 - O inglês que o mundo vai falar
   Quase todo dia você ouve alguém acender o sinal vermelho. Falar inglês é fundamental, sem ele ninguém vai conseguir boas oportunidades profissionais etc…


01/01/2012 - Estudo de idioma pede muita leitura
    Negligenciada por muitos, um bloqueio para outros, a prova de língua estrangeira dos vestibulares pode ser a diferença entre ser aprovado ou não


25/12/2011 - Vocabulário deve ser aprimorado
   Para quem ainda está inseguro com a prova de inglês, a saída até o início dos vestibulares é a dedicação regular.


20/12/2011 - Apostando no ensino a distância
   Vez ou outra sou convidado a participar de uma conferência pela web. Geralmente para apresentação de algum novo produto.


10/12/2011 - To be or not to be?
   Com quatro horas de inglês semanais, João já consegue se comunicar.


30/11/2011 - Leitor deve ter papel ativo para a leitura ser interativa
   Ao lermos um texto escrito, o sucesso de nossa leitura se dá na medida em que procuramos estabelecer uma interação com o autor.


20/11/2011 - Dicionário inglês-inglês: você pode e deve usá-lo
   Você já notou que um dos conteúdos mais difíceis quando aprendemos inglês é o emprego de preposições?


10/11/2011 - Normas gramaticais
   Elas não são um bicho de sete cabeças


Índice completo..
by: WEBCONN