Um bom conhecimento gramatical pode nos ajudar a decifrar muitos enigmas. Você viu em Conhecendo as palavras e seus usos como esse conteúdo pôde encurtar o nosso acesso ao sentido da palavra "plays" num trecho da biografia de Shakespeare, quando discutimos a importância de aprendermos a usar corretamente o dicionário inglês-português, português-inglês.
No entanto, muita gente termina o ensino fundamental sem ter entendido qual é a função da gramática no estudo de uma língua e em que sentido os conteúdos gramaticais podem nos ajudar a escrever e a falar melhor. Para isso, é fundamental observar como a gramática aparece nos textos.
To be, was, been
Quando iniciamos um curso de inglês, geralmente, nos deparamos com a abordagem de alguns conteúdos. Não importa se há um método usado para ensinar, nem de que método se trata. De qualquer modo, os pronomes, os adjetivos possessivos, os verbo ser e estar, no presente e no passado fazem parte das primeiras lições de quase todos os cursos de inglês, bem como as datas e outros elementos marcadores de tempo.
No entanto, como já dissemos, muitas pessoas são expostas a esses conteúdos ao longo de toda a sua vida escolar e não sabem utilizá-los para aprimorar seus textos, principalmente o escrito. Vamos pôr em foco alguns desses temas gramaticais a partir da leitura de uma biografia de Shakespeare:
William Shakespeare was born in 1564 in Stratford-upon-Avon. Shakespeare was an English dramatist and poet, he was considered the greatest of all playwrights. He was the son of a glove maker and leather craftsman. Shakespeare attended the local grammar school.
In 1582, Shakespeare got married with Anne Heathaway. Shakespeare and Anne Heathaway had a daughter. In 1584, Shakespeare and Heathaway had twins. In 1592, Shakespeare already appeared in London as an actor and playwright with a growing reputation.
William Shakespeare died in 1616. He had retired to Stratford in 1613.
Evitando as repetições
Observe que os nomes de Shakespeare e de sua mulher aparecem diversas vezes no texto. Os mesmos poderiam ser substituídos por pronomes em alguns momentos. Outro aspecto que merece comentário é o uso excessivo de datas como única alternativa para marcar o tempo. Podem-se usar outros advérbios ou locuções adverbiais de tempo no lugar das datas. Pode-se, também, omitir o sujeito e até o verbo quando sua omissão não compromete o entendimento do texto.
Veja, agora, como o texto ganharia em beleza, coesão e coerência se escrito assim:
William Shakespeare was born in 1564 in Stratford-upon-Avon. English dramatist and poet, he was considered the greatest of all playwrights. He was the son of a glove maker and leather craftsman, and attended the local grammar school.
When he was 18, Shakespeare got married with Anne Heathaway and they had a daughter. After two years, they had twins. In 1592, he already appeared in London as an actor and playwright with a growing reputation.
In 1613, William Shakespeare retired to Stratford where he died three years later.
Para compreender a função da gramática no texto, é fundamental conhecermos o gênero textual e suas características. Nos bons textos biográficos, o uso de pronomes e de outros recursos para evitar a repetição do nome do biografado e a variedade de marcadores temporais é muito recorrente.
Para você pensar
Agora que você já refletiu sobre o tema, que tal escrever, em inglês, uma breve biografia do seu pai ou da sua mãe, usando a biografia de Shakespeare que mencionamos como exemplo? |